Sou Agro > Mundo Agro > Educação > Agro ganha o seu “Telecurso 2000”
22 de maio de 2012
Agro ganha o seu “Telecurso 2000”

Profissionais que acompanharem os agrocursos pela TV poderão receber certificados

Luiz Silveira

Estreou no último sábado (19) o primeiro Agrocurso, uma ferramenta de educação pela TV semelhante ao Telecurso 2000, iniciativa da Federação das Indústria de São Paulo (Fiesp) e da Fundação Roberto Marinho. Os agrocursos são voltados à qualificação dos profissionais do agro, e são transmitidos pelo “Canal Rural”. A parceria é entre a rede de televisão, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

O tema da primeira edição é “Manejo de bovinos”. Os módulos têm três meses de duração e as aulas vão ao ar aos sábados e domingos das 6h às 7h, com reprise às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h. Qualquer televisor com antena parabólica pode sintonizar os agrocursos, mas quem quiser acompanhar todas as aulas e receber um certificado de educação à distância precisa se inscrever no site do programa. A inscrição custa R$ 150. Alunos cadastrados também podem acessar as aulas na íntegra no site.

Após concluir o curso e passar por uma prova online, o telespectador poderá receber o certificado. Além disso, os profissionais inscritos terão orientação com os professores pela internet ao longo do curso. “O objetivo é que os proprietários e gerentes de fazendas estimulem seus funcionários a participar do curso, como um benefício para os empregados e uma capacitação de mão de obra para o negócio rural”, diz o presidente da Fazu, José Olavo Borges.

Os próximos dois agrocursos já estão definidos: “Planejamento e gestão na fazenda de pecuária de corte” e “Nutrição e alimentação de bovinos”. “A educação à distância tem o desafio de vencer as diversidades regionais”, diz José Olavo Borges. “A Fazu já tem histórico como entidade credenciada pelo Ministério da Educação para ministrar pós-graduações lato sensu à distância”, garante ele.

Ao Canal Rural coube, além de veicular os agrocursos, produzir as aulas. Todos os vídeos utilizados foram realizados em campo por equipes do canal, com os professores da Fazu. “Tivemos uma experiência muito boa de educação à distância com a Esalq-USP em 2011 e decidimos expandir nossas formas de comunicação com o homem do campo”, explica o diretor geral do “Canal Rural”, Donário Lopes de Almeida. “A Fazu já tem todo o modelo de educação à distância, o “Canal Rural” conhece a produção para TV e a ABCZ aporta seus 20 mil associados ao projeto.”

2 comentários para Agro ganha o seu “Telecurso 2000”

  1. FRANCISCO NONATO NETO disse:

    O CURSO É SÓ PRA PECUARIA DE CORTE OU VAI TER TAMBÉM PRA PECUARIA DE LEITE?
    E COMO FAÇO A INSCRIÇÃO/
    ESTOU EM FORTALEZA/CE E NÃO DISPONHO DE ANTENA PARABÓLICA, E NO SITE, POSSO VER AS AULAS A QUALQUER HORA?

Deixe uma resposta