Sou Agro > Tempo Real > Agropecuária tem queda de 27% no PIB gaúcho no 1º trimestre
16 de julho de 2012
Agropecuária tem queda de 27% no PIB gaúcho no 1º trimestre

Estiagem que prejudicou as lavouras foi o fator que mais contribuiu para o desempenho negativo do setor

Agência Estado

A agropecuária apresentou queda de 27% no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul no primeiro trimestre deste ano, empurrando a economia gaúcha para um recuo de 1,8% na comparação com igual período do ano passado. Os números são da Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE).

O mau desempenho da agropecuária tem explicações no clima: o milho, que teve quebra de 54% da safra em decorrência da estiagem que atingiu o Estado desde novembro de 2011, apresentou o maior recuo, de 44,3%. Fumo (-21,6%) e arroz (-13,5%) também puxaram a queda do setor.

O PIB trimestral também aponta que a indústria ficou praticamente estagnada, avanço de 0,9%, garantido pelo crescimento de construção civil, ganho de 4,5%, e das demais indústrias, que inclui óleo e gás, crescimento de 8,7%. Já indústria de transformação recuou 1,1%.

O setor de serviços cresceu 2,4%, na comparação com o começo de 2011. No acumulado de quatro trimestres, o PIB gaúcho cresceu 3%. Setorialmente, a agropecuária caiu 3,2%, a indústria cresceu 2,1% e serviços cresceu 4,2% no período.

Deixe uma resposta