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Alimentação saudável auxilia na cicatrização de ferimentos

Alimentos ricos em vitamina C e proteínas são fundamentais no processo de renovação da pele

03 de agosto de 2012

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Quantas vezes começamos uma matéria com um “adoraaaamos esta notícia“?? Mas é impossível não ficar contente quando descobrimos que alimentação saudável equilibra quase tudo nessa vida.

Pois então, a cicatrização de ferimentos mais leves até casos específicos de recuperação pós-operatória pode ser sim auxiliada por uma refeição balanceada. Há nutrientes que não podem faltar, como vitamina C, ômega-3, zinco e proteínas, e há alimentos que devem ser evitados, como aqueles industrializados ou contendo excesso de açúcar, gordura e sal, pois comprometem o processo.

care for desert?

Frutas como acerola, caju, goiaba, mamão, kiwi, morango, mexerica e laranja, nessa ordem, são as mais ricas em vitamina C, que auxilia na formação do colágeno, ajudando assim na renovação da pele. Pimentão cru (especialmente o amarelo), agrião, couve, brócolis e repolho, também ricos em vitamina C, devem ser ingeridos regularmente durante almoço e/ou jantar.

O processo de cicatrização também consome muita proteína, que pode ser encontrada nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, fava, etc.), nas oleaginosas (castanha-de-caju, nozes, amêndoas, semente de abóbora, etc.) e nos cereais integrais. Esses alimentos também são boas fontes de zinco, um mineral fundamental para a renovação da pele. Carnes, ovos e laticínios, apesar de serem boas fontes protéicas, devem ter seu consumo moderado.

Um nutriente importantíssimo nesse processo é o ômega-3, pela sua ação anti-inflamatória. Encontrado principalmente na linhaça, esse é um tipo de gordura que o organismo não consegue fabricar e que, por essa razão, precisa ser ingerido diariamente. Além disso, o óleo de canola, oleaginosas e peixes de águas frias e profundas, como a sardinha, também são ótimas fontes de ômega-3.

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