Sou Agro > Tempo Real > Chuva eleva produtividade da safra de inverno da Austrália
23 de julho de 2012
Chuva eleva produtividade da safra de inverno da Austrália

Relatório do banco JP Morgan vê potencial para exportações de trigo e canola maiores que o esperado

Agência Estado

As chuvas durante o mês de julho têm melhorado as perspectivas para a produtividade das culturas de inverno do leste da Austrália, incluindo trigo e canola, afirmou nesta segunda-feira (23) o banco JP Morgan. De acordo com a instituição, isso deve elevar o potencial de exportação do país.

As precipitações aumentaram consideravelmente a umidade no solo, em especial nas áreas central e sul do Estado de New South Wales, o que permitirá às plantas desenvolverem raízes para atingir a água no subsolo antes do período de crescimento, durante a primavera (no Hemisfério Sul), disse o JP Morgan.

O banco também comentou esperar um movimento maior nas operações da companhia Graincorp, que opera mais de 250 armazéns pelo país e sete terminais de embarque nos Estados do leste australiano (Queensland, New South Wales e Victoria). Segundo o JP Morgan, a produção total de grãos de inverno desses três Estados está estimada, agora, em 19,7 milhões de toneladas.

Em junho, a Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos e Ciências (Abares, na sigla em inglês) estimou uma colheita de 18,4 milhões de toneladas, com o trigo respondendo por 60% desse volume.

O comunicado do banco vem em um momento de alta global nos preços dos grãos e oleaginosas devido à seca nos Estados Unidos, às projeções de produção menor na região do Mar Negro e na China e aos temores quanto à qualidade das lavouras na França.

As informações são da Dow Jones.

Deixe uma resposta