Sou Agro > Mundo Agro > Educação > Conheça os critérios do MEC para avaliação dos cursos superiores
16 de julho de 2011
Conheça os critérios do MEC para avaliação dos cursos superiores

Ministério da Educação tem um conjunto de indicadores para analisar a qualidade dos cursos de graduação

TAGS:

Gabriela Becker

Os cursos superiores passam no Brasil por três avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Essas etapas são interligadas e resultam numa nota final atribuída a cada curso, tantos nas faculdades particulares quanto nas públicas. Veja a seguir como funcionam as etapas de avaliação dos cursos superiores.

O que é o Enade?

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma prova feita anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia a qualidade da educação nas instituições de ensino superior no Brasil. As provas têm como objetivo testar os conhecimentos dos alunos que acabaram de entrar e daqueles que estão se formando para avaliar se o conteúdo curricular proposto para os cursos está sendo bem repassado. O resultado geral dos alunos é levado em consideração na nota de qualidade dada pelo MEC ao curso e à instituição.

O que é o CPC?

CPC ou Conceito Preliminar do Curso é uma nota de qualidade concedida pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. A nota varia de 1 a 5, sendo 5 a maior. Ela é composta a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade aliados a fatores internos, como o número de professores mestres e doutores, recursos didático-pedagógicos utilizados e as instalações físicas da instituição.

O que é o CC?

O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Este conceito final é feito a partir de uma avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do MEC e pode confirmar ou modificar o CPC. Cursos que receberam nota 1 ou 2 no CPC automaticamente são avaliados in loco pelo MEC. Já cursos com nota igual ou superior a 3 podem decidir se querem ou não receber a visita dos avaliadores. Caso não optem pela avaliação presencial, o CPC é o conceito de qualidade que vale.

Fonte: Ministério da Educação

3 comentários para Conheça os critérios do MEC para avaliação dos cursos superiores

  1. Alonso disse:

    APESAR DAS VÁRIAS TENTATIVAS DA MELHORIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL INCLUSIVE COM A CRIAÇAO DE DIFERENTES SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DAS NOSSAS UNIVERSIDADES O RESULTADO AINDA SE ENCONTRA LONGE DO ESPERADO.ACHO NÃO CABER AQUI UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA OU MERITOCRÁTICA DOS MESMOS, MAS IGNORAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTA ÁREA ME PARECE NO MÍNIMO UMA TEMERIDADE PARA O NOSSO FUTURO COMO NAÇÃO “DESENVOLVIDA”.

  2. Rafael disse:

    Muito bom saber disso!! =D

    Vou fazer Direito na faculdade da minha cidade e por esse método soube que ela é nota 5 no CC (Conceito do Curso) :D DD

    Obrigado!!!

  3. Olga disse:

    Quero fazer Licenciatura em Biologia, gostaria de saber se há a possibilidade de faze-a EaD e se há também alguma universidade ou faculdade que à forneça gratuitamente em Fortaleza CE,obrigada, Olga

Deixe uma resposta