Sou Agro > Tempo Real > Indicador de preços pagos ao produtor rural paulista tem alta
26 de julho de 2012
Indicador de preços pagos ao produtor rural paulista tem alta

Produtos que registraram as maiores altas foram tomate, soja, amendoim e ovos

Agência Estado

O Índice quadrissemanal de Preços Recebidos pelo produtor rural paulista (IqPR) apresentou alta de 0,82% na terceira quadrissemana de julho. O levantamento é de pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.

Separado em grupos de produtos, o IqPR-V (produtos de origem vegetal) e o IqPR-A (produtos de origem animal) tiveram variação positiva de 0,54% e 1,57%, respectivamente.

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice, em virtude da sua importância na ponderação dos produtos, o IqPR e IqPR-V continuam positivos e fecham em 1,72% e 1,95%, respectivamente.

Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na terceira quadrissemana de julho foram: tomate para mesa (65,46%), soja (8,65%), amendoim (6,76%) e ovos (6,73%). 
Já os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços foram: laranja para mesa (18,66%), batata (15,96%), feijão (14,20%) e carne suína (6,43%).

No período analisado, 12 produtos apresentaram alta de preços (8 de origem vegetal e 4 de origem animal) e 7 apresentaram queda (5 vegetais e 2 de origem animal).

Comentários desabilitados.