Sou Agro > Mundo Agro > Culinária > Páscoa: tempo de chocolate, colomba e bacalhau
Páscoa: tempo de chocolate, colomba e bacalhau

Especial do Sou Agro traz pratos típicos da época. Confira receitas!

Júnior Milério

Páscoa é uma festa cristã. E nessa ocasião é “celebrada a ressurreição de Cristo. A data foi fixada pelo primeiro Concílio da Nicéia (325 d.C.). E é a partir dela que se baseiam as demais comemorações do calendário litúrgico”, explica Karen Bressan, docente dos Cursos Livres e In Company, do Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro.

Sobre o período chamado quaresma, anterior à comemoração, Karen explica que alguns hábitos alimentares dos religiosos são alterados. Carnes, principalmente vermelha, por exemplo, são deixadas de lado – em especial as quartas e sextas-feiras, bem como durante toda a semana que antecede o domingo de Páscoa.

E a festa tem diversos símbolos, todos relacionados à vida, ao renascimento e à ressurreição de Cristo, motivo da comemoração. E entre os ícones pascais, estão alguns animais. Coelho, pomba e até galinha de chocolate são produtos fáceis de encontrar nesta época. E a professora explica que, “na culinária, a pomba é apresentada em forma de colomba. Um pão doce, que foi criado na Itália”.

O costume de presentear com ovos vem desde a antiguidade. “Os povos europeus festejavam o fim do inverno e o início da primavera, era uma maneira de celebrar a vida, já que o inverno daquela região é rigoroso, o que dificulta a produção de alimentos”, explica Karen. E o clássico ovo de chocolate, representa a renovação periódica da natureza. O chocolate, garante a especialista, “é considerado um alimento dos deuses”. E Karen finaliza questionando, “quem não gosta de receber um chocolate de presente?”.

Confira as receitas de colomba pascoal da tradicional padaria Benjamim Abrahão, outra de ovo de Páscoa com recheio de jerimum, da Nestlé, e um bacalhau de forno de dar água na boca, do restaurante Adega Santiago.

COLOMBA PASCAL

Divulgação













Ingredientes

Para a massa
1  xícara e ½ de de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em barra
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher cheia de sopa de manteiga
1 pitada de sal
½ xícara de chá de uvas passas
½ xícara de chá de amêndoas
½ xícara de chá de castanha de caju
½ copo de água (aproximadamente)
Essência de laranja a gosto
¼ de cálice de rum

Para a cobertura
½ xícara de chá de farinha de amêndoas (amêndoas trituradas)
2 colheres de sopa de açúcar
3 claras de ovo
½ xícara de chá de castanhas de caju trituradas

Modo de preparo
Coloque na batedeira ½ xícara de farinha, o fermento e um pouquinho de água. Faça uma esponja e deixe descansar por 15 minutos. Após este tempo, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Deixe descansar por 20 minutos. Depois, coloque a massa na forma e espere o crescimento até atingir quase o seu dobro. Para fazer a cobertura, misture todos os ingredientes e coloque por cima da massa. Leve para assar em forno com 180° graus, por 40 minutos.

OVO DE JERIMUM COM BEIJINHO

Divulgação
Ingredientes
Para o recheio
20ml água 100g de beijinho
250g de jerimum sem casca (moranga)
Para o ovo
600g de chocolate meio amargo

Modo de preparo
Recheio
Rale o jerimum em um ralo grosso. Coloque em uma panela com a água e leve ao fogo baixo para cozinhar. Em seguida, adicione o beijinho e mexa até que solte do fundo da panela. Reserve e deixe esfriar.
Ovo
Derreta e tempere o chocolate meio amargo, conforme as instruções da embalagem, passe uma camada do chocolate em uma forma de ovo de Páscoa de 500g e deixe secar. Faça uma camada do recheio e finalize com uma última camada do chocolate, deixe secar e desenforme quando a forma ficar opaca.

BACALHAU AO FORNO

Divulgação

Ingredientes
Para o bacalhau
6 postas de bacalhau dessalgado (cerca de 250 g cada)
150ml de azeite de oliva virgem
Ramos de alecrim a gosto
Para as batatas
900g de batata bolinha
100ml de azeite
Sal grosso a gosto
Água o quanto baste
Para o arroz de brócolis
50ml de azeite
600g de arroz cozido
3 dentes de alho
150g de brócolis cozido e picado

Modo de preparo
Bacalhau
Em uma assadeira, coloque os lombos de bacalhau, regue com azeite e coloque por cima os galhos de alecrim. Asse a 220ºC por 15 minutos.
Batatas
Coloque as batatas em uma panela com água e sal, cozinhe até ficarem macias. Escorra, coloque em uma travessa e leve ao forno para dourar.
Arroz de brócolis
Refogue o alho com o azeite, junte o brócolis e por último o arroz. Corrija o sal.
Montagem
Na hora de servir, dê uma leve amassada nas batatas e junte o bacalhau e o arroz de brócolis.


Deixe uma resposta