Sou Agro > Tempo Real > São Paulo reduzirá ICMS de sucos, diz CitrusBR
10 de agosto de 2012
São Paulo reduzirá ICMS de sucos, diz CitrusBR

Governador anunciou diminuição de 18% para 12%, segundo executivo

Agência Estado

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou que irá reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para sucos e néctares de frutas de 18% para 12%. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Christian Lohbauer, a medida foi comunicada em uma reunião na noite de quinta-feira (9) entre Alckmin, secretários estaduais e representantes da cadeia de laranja e suco.

A medida, segundo relato do executivo, visa a ampliar o consumo de bebidas de frutas em São Paulo, entre elas as de laranja. O Estado é o maior produtor mundial de laranja e de suco, mas quase a totalidade da produção em escala industrial da bebida é exportada. “Para nós o impacto não é muito grande, mas é uma forma de incentivar a demanda”, disse Lohbauer.

Na reunião foi discutida ainda o apoio do governo paulista ao projeto elaborado entre a CitrusBR e a Tetra Pak para a distribuição de suco concentrado em caixas de um litro para escolas estaduais. O suco concentrado poderia ser transformado em até quatro litros ao ser dissolvido em água. A entidade e a companhia de embalagens, no entanto, cobram o financiamento do governo.

Uma das fontes de recurso seriam os créditos diferidos de impostos retidos pelo governo paulista no processo de exportação de suco que deveriam ser devolvidos para as companhias. A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo foi procurada pela reportagem da Agência Estado para detalhar as medidas propostas pelo governador, mas ainda não se manifestou.

Deixe uma resposta