blog sou agro

Sou Agro > Sou Agro > Blog > Vinho é tão eficaz quanto remédios na prevenção da osteoporose em mulheres
Vinho é tão eficaz quanto remédios na prevenção da osteoporose em mulheres

Consumo de uma ou duas taças de vinho por dia pode funcionar tão bem quanto o uso de medicamentos, segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos

07 de agosto de 2012

Categoria:

O estudo sugere que a ingestão moderada de álcool após a menopausa ajuda a manter a força dos ossos e que a abstinência pode aumentar o risco de doença óssea.

A equipe liderada pela Universidade de Oregon avaliou 40 mulheres saudáveis na pós-menopausa. Eles mostraram que enquanto as mulheres bebiam 19g de álcool por dia, cerca de dois copos pequenos de vinho, elas tiveram uma redução na perda óssea que melhorou a manutenção da força. Quando as mulheres foram convidadas a parar de beber, sua perda óssea aumentou.

Vinho

Segundo os pesquisadores, o álcool parece remediar o desequilíbrio entre a dissolução de osso velho e pobre e a produção de osso novo que pode levar à osteoporose em mulheres idosas.

Os dados da pesquisa revelaram que alterações a nível celular ligadas ao álcool ajudaram a explicar por que as consumidoras de álcool muitas vezes tinham maior resistência óssea.

Os resultados sugerem que o consumo moderado de álcool é semelhante ao uso de medicamentos bisfosfonatos na prevenção da osteoporose.

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores alertam que quantidades moderadas de álcool podem ser benéficas para os ossos, mas o consumo excessivo de álcool pode levar a fraturas, bem como aumentar o risco de quedas.

Deixe uma resposta